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Quinoa: conheça benefícios do grão

Quinoa ou quinua? De uma forma ou de outra, com certeza você já ouviu falar dela. Considerada um superalimento, a quinoa tem um perfil nutricional muito interessante, por isso oferece diversos benefícios à saúde.

O que é quinoa?

Trata-se de uma planta originária da Cordilheira dos Andes e considerada um pseudocereal (que possui composição química semelhante aos cereais) de alto valor nutricional devido ao alto teor de proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

A quinoa real possui elevado teor de proteínas de alto valor biológico (aproximadamente 23% da sua composição) quando comparada a outros cereais e é rica em aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso corpo não consegue produzir), especialmente lisina (limitante em outros cereais) e metionina, ambos muito importantes para a regeneração e o crescimento dos tecidos do nosso corpo.

Possui também boas quantidades de fibras e “gorduras do bem”, como ômega 3 e 6. Já em relação aos micronutrientes, esse pseudo cereal é rico em vitaminas A, E, B6 e B1, e minerais como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro (tem mais ferro que o feijão) e zinco em quantidades superiores à maioria dos cereais, como trigo, milho, arroz e aveia. Além disso, possui boas quantidades de substâncias antioxidantes, como α-tocoferol e γ-tocoferol. Dessa forma, são diversos os benefícios atribuídos as sementes de quinoa, alimento que pode e deve ser incluído na nossa dieta!

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Benefícios da quinoa?

Devido às suas propriedades nutricionais, a quinoa proporciona diversos benefícios para a saúde. Por isso, pode ser utilizada para compor uma alimentação saudável e equilibrada, sendo uma ótima opção para pessoas que buscam alimentos naturais nutritivos.

A quinoa é uma excelente fonte de proteínas também para os vegetarianos e veganos. Isso se dá devido ao seu ótimo perfil de aminoácidos. Confira mais benefícios da quinoa!

  • Regulação do intestino: as fibras da quinoa contribuem com o bom funcionamento do intestino, ajudam a diminuir a absorção de gorduras e promovem sensação de saciedade, isso tudo diminui o apetite.
  • Equilibra os níveis de colesterol sanguíneo: isso ocorre porque a quinoa diminui a absorção de gorduras devido à presença de boas fibras em sua composição.
  • Possui propriedades antioxidantes: ajuda no combate aos radicas livres que causam o envelhecimento celular e o surgimento de algumas doenças.
  • Possui baixo índice glicêmico (IG), o que é bom, já que alguns estudos demonstram que os alimentos com baixo IG e carga glicêmica, diminuem os riscos de diabete e previnem a obesidade.
  • Alivia sintomas da TPM: apesar de não haver estudos que comprovem a relação entre TPM e quinoa, os fitoestrógenos presentes nela podem ajudar no alívio dos sintomas nesse período por agirem de modo semelhante ao hormônio feminino estrogênio.
  • Estimula a liberação de serotonina: devido às quantidades de triptofano (um aminoácido), que estimula a liberação de serotonina, neurotransmissor envolvido com a liberação de alguns hormônios, regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas.

 

Como consumir ?

A quinoa pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos, sendo uma ótima opção para complementar nossa alimentação. A quinoa em grãos pode ser preparada do mesmo modo tradicional do arroz, é sugerido que deixe a quinoa de molho em água por 8 horas, despreze a água e siga o preparo normalmente. Esse processo elimina as substâncias antinutricionais que a quinoa contém. A quinoa pode substituir o arroz ou você pode misturar arroz integral com quinoa.

Já a farinha de quinoa pode ser utilizada no preparo de diversas receitas, ajudando a compor mix de farinhas sem glúten, deixando as preparações mais nutritivas. Os flocos podem ser colocados em frutas, shakes, iogurtes, smoothies ou até polvilhados em cima das refeições.

Existem diversas receitas com quinoa, como bolos, tortas, cookies e biscoitos. A quinoa cereal também é indicada para usar com saladas de frutas e shakes, entre outros.

Quinoa contém glúten ?

Não. Por ser a quinoa sem glúten naturalmente, ela é uma ótima opção para as pessoas que apresentam doença celíaca, caracterizada pela irritação da mucosa intestinal em razão da ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. A quinoa também é uma ótima opção para quem prefere seguir uma dieta isenta de glúten.

É fonte de proteína ou carboidrato ?

Os dois! A quinoa é fonte desses dois importantes macronutrientes: carboidrato e proteína. O carboidrato da quinoa tem baixo índice glicêmico, ou seja, não causa picos de glicemia no sangue por ter absorção mais lenta. Já as suas proteínas possuem ótimo perfil de aminoácidos e boa absorção no organismo. Tanto que a quinoa é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um alimento ideal, por sua composição nutricional ser superior à maioria dos cereais.

Seu valor proteico pode ser comprado à proteína do leite (caseína), por apresentar um perfil bem completo de aminoácidos essenciais, destacando-se a lisina, a metionina e a cisteína, que estão presentes em maior quantidade na quinoa do que em cereais e leguminosas comuns.