Hibiscus-Sabdariffa-15

O Hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas para emagrecer, no controle da pressão arterial e prevenção de problemas no fígado. Suas flores podem ser usadas em chás, saladas, e outras partes da planta podem ser usadas para fazer geléias, sopas e molhos.

O hibisco tem vários benefícios e por isso ele pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. O hibisco é bom para:

  • Ajudar a emagrecer porque é um ótimo diurético e também ajuda na queima de gordura;
  • Melhorar a prisão de ventre porque tem ação laxante;
  • Combater as doenças do fígado e desintoxica este órgão porque ele impulsiona o funcionamento deste órgão;
  • Aliviar as cólicas menstruais porque tem ação analgésica;
  • Combater gripes, resfriados, tosse e a febre porque tem ação expectorante, que facilita a retirada das secreções;
  • Combater a seborreia no couro cabeludo porque tem propriedades anticaspa;
  • Aliviar a dor de estômago devido a ação analgésica e por ter efeito calmante;
  • Reduzir as taxas de colesterol, a pressão e a glicose no sangue porque possui propriedades anti-hipertensivas;
  • Retardar o envelhecimento da pele porque é rico em antioxidantes.

Chá-de-hibiscoComo essa flor pode ser tão poderosa ?

Sua ação antioxidante é a principal responsável pela diminuição do acúmulo de gordura no corpo.”Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese, que é o processo de maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura corporal.

Por isso, ao diminuir esse processo, essa linda flor contribui para que se acumule menos gordura na região do abdômen e nos quadris”, explica a Dra. Carolina Mantelli Borges, endocrinologista e metabologista da clínica de especialidades Integrada. Além disso, o hibisco é rico em nutrientes, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo, é levemente adocicado e dispensa o uso de adoçantes e/ou açúcar e tem ação diurética.

“O cálice da flor utilizado para elaborar o chá é rico em vitamina B2, que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos e a vitamina B1, que juntas ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular”, explica a médica.

O hibisco também é conhecido popularmente como Rosa-da-china, Mimo-de-vênus, Flor-de-graxa, Graxa-de-estudante e Goela-de-leão, mas seu nome científico é Hibiscus rosa-sinensis. Essa planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais e alguns mercados com o preço médio de 12 reais.

Efeitos colaterais do Hibisco

Apesar não acontecer em todas as pessoas, o Hibisco pode causar tonturas, fraqueza e sonolência porque ele ajuda na redução da pressão arterial. Assim, que sofre com pressão baixa não deve consumir o hibisco em grandes quantidades, nem sem recomendação médica.

Quem não deve usar o Hibisco

O Hibisco está contraindicado para pessoas com pressão baixa, durante a gravidez ou amamentação, períodos de TPM e mulheres que estejam tentando engravidar, pois altera os hormônios e pode, em alguns casos, dificultar a gravidez e causar infertilidade.

Fonte:

http://www.tuasaude.com/

http://mdemulher.abril.com.br/