Sous-vide-a-culinaria-do-futuro-

Iremos abordar esse assunto como nosso primeiro post no blog, pois vimos que a oferta de refeições congeladas vem aumentando muito nos últimos anos, isso se deve a alguns fatores sociais como a maior conscientização por uma alimentação saudável e a falta de tempo para prepara-los. Mas como tudo não é perfeito, ainda existe muito preconceito por esse tipo de processo, além disso, existem muitas pessoas que oferecem congelados sem conhecimento do processo ou até mesmo da composição nutricional das refeições. Para garantirmos o máximo dos valores nutricionais dos alimentos e não termos alteração no sabor o mais indicado é o processo chamado Cook ChilCook Chil no inglês, literalmente: Cozinhar e Resfriar. Consiste em resfriar ou congelar alimentos logo após a cocção, rapidamente par evitar a proliferação de bactérias, contaminação e preservar suas qualidades. O Cook & Chill requer, obrigatoriamente, dois equipamentos: Ultra Congelador/Resfriador e Câmara de estocagem.

Resfriamento rápido

Todo alimento após o cozimento entra em processo de deterioração devido à proliferação bacteriana. Quanto menor o tempo de exposição do alimento a zona térmica de risco – entre +70°C e +3°C maior será a conservação. Segundo norma técnica isto deve acontecer em até 90 minutos. O resfriamento em temperatura ambiente ou em refrigerador normal se torna longo e perigoso. O alimento processado deve ser resfriado rapidamente, da temperatura de cozimento até mais 3°C medidos no centro do alimento para que o mesmo mantenha seu aspecto, sabor, aroma e qualidade iniciais. O método de resfriamento rápido é a única solução para evitar a alteração na qualidade dos alimentos.

Captura de Tela 2016-06-14 às 18.15.00

Congelamento rápido

Assim como nossas refeições, uma série de produtos e matérias-primas precisam de conservação à temperaturas negativas (-18°C). O fator determinante e decisivo na qualidade do produto depende exclusivamente da velocidade do congelamento que deve ir de 70°C até -18°C no tempo máximo de 240 minutos. O processo de congelamento rápido transforma o liquido dos tecidos celulares em microcristais que mantém a estrutura dos produtos, ao contrario do congelamento doméstico em freezers.

Captura de Tela 2016-06-14 às 18.15.09

A esquerda os alimentos após o descongelamento através do processo Cook & Chill.  Através desse processo é possível congelar e garantir que quando o alimento for finalizado/aquecido por nossos clientes ele estará com todas suas propriedades preservadas, tais como: sabor, cor, textura e valores nutricionais.

sous-vide-alimentos

 

Devido a esses cuidados podemos afirmar que comida/refeição congelada não é tudo igual, e vale ao cliente entender por qual processo passa sua refeição. Fica aí nossa primeira dica para colocar mais saúde no prato.