BATATADOCE1

Tá ai uma forte concorrente do Whey Protein no gosto da galera fitness, as vezes me pergunto de onde vem tanta paixão, pois a batata inglesa já é uma delicia, não é ? Então porque esse fascínio pela batata doce?

Como nutricionista e gastrônoma tentarei esclarecer essas duvidas com embasamento técnico, por isso vou logo dizendo que a batata doce é mais calórica que a inglesa. Mas não devemos pensar só nas calorias, pois é claro que ela tem seus benefícios, por isso é tão procurada pelo mundo fitness. O doce armazena mais nutrientes e tem ação antioxidante, desintoxicantes e anti-inflamatória: três ações que auxilia muito quem busca emagrecer.

Ainda tem mais, a batata doce tem baixo índice glicêmico, isso quer dizer que a absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos sem estimular muito o hormônio chamado insulina, que é responsável pelo aumento da fome e acúmulo de gorduras.

Como os carboidratos fornecem a energia necessária para treinar em alto nível e ter uma rápida recuperação, sem sobrecarregar o organismo, isso faz também com que ela melhore a performance na atividade física.Como a variedade é a chave para uma boa alimentação, devemos sim usar todo potencial da batata doce, mas não precisamos nos esquecer da batata inglesa e outros tubérculos que também são maravilhosos e saudáveis se consumidos com moderação.

Vitaminada
Lembrando que a batata doce é mais rica nas vitaminas A e C, atuando no combate ao câncer e melhorando a imunidade; também contém vitamina B2, fósforo e cálcio, trazendo ainda mais benefícios para a saúde. Vale se atentar à forma de preparo: assada ou cozida é sempre mais saudável do que frita. Para finalizar segue a receita de nosso inconfundível Escondidinho de Frango com Batata Doce produzido pela VIVFOOD®:

Ingredientes
• 1 batata doce grande
• 200 g de frango desfiado
• 2 colheres (sopa) de requeijão light
• 1 copo de leite desnatado
• 1/2 colher de manteiga
• 1/2 cebola
• 1 dente de alho
• Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a batata doce e amasse-a com um garfo, acrescente metade do copo de leite e 1/2 colher de manteiga. Bata com o mixer até atingir textura cremosa. Refogue o frango na cebola e no alho, temperando com sal e a pimenta. Em seguida, acrescente o requeijão, o leite e a noz-moscada. Misture tudo muito bem e desligue o fogo. Em cumbucas pequenas, coloque uma camada de purê, uma de frango e outra de purê. Não precisa ir ao forno porque não usamos queijo gratinado para manter a receita light.

escondidinho-de-batata-doce-com-frango

Rendimento: três porções de 130 g
Valor calórico por porção: 245 calorias

Autor: Milena Lessa